Gastroplastia Endoscópica

Sutura Endoscópica

O que é?

A gastroplastia endoscópica é um procedimento endoscópico bariátrico que começou a ser realizado no Brasil no ano de 2017, demonstrando bons resultados e baixos riscos para o paciente.

Como é feito o procedimento?

Consiste na redução do estômago por procedimento completamente endoscópico, ou seja, sem cortes / incisões abdominais.

Neste procedimento o estômago é suturado (“costurado”) por dentro, com modificação da sua anatomia para um formato tubular e redução de volume.

Todo o procedimento é realizado com o paciente anestesiado e dura em torno de 90 minutos.

O que acontece após o procedimento?

Ocorre uma alteração importante na digestão, diminuindo a capacidade de armazenamento do estômago assim como retardando o esvaziamento gástrico, gerando saciedade precoce e prolongada.

É um método que não provoca déficit absortivo como a cirurgia bariátrica convencional e sim um déficit restritivo, evitando assim desnutrição, deficiências vitamínicas, anemia, entre outros quadros secundários.

Para quais pacientes está indicada.

A gastroplastia endoscópica está indicada em geral para pacientes com IMC entre 30 e 40Kg/m2 mas qualquer individuo pode ser submetido ao procedimento desde que não apresente contra-indicações clinicas.

Também está indicado para pacientes que apresentaram falha em outros tratamentos pra perda de peso como passagem de balão intragastrico com reganho de peso.

Resultados.

Os resultados são muito animadores e alguns pacientes chegam a apresentar uma perda de peso de 14% nos primeiros 30 dias.

A média é uma perda de 20 a 30% do peso inicial segundo os estudos multicêntricos realizados ate o momento.

Principais Vantagens do Método

  • Pouco Invasivo ( sem cortes)
  • Rápido (cerca de 90 minutos)
  • Alta Hospitalar no Mesmo Dia
  • Menores índices de complicação em relação aos procedimentos cirúrgicos
  • Resultados semelhantes aos da cirurgia bariátrica de Sleeve
  • Sem desvio ou retirada de parte do intestino

Cuidados após o procedimento.

Os efeitos colaterais, quando presentes, duram no máximo 72 horas ou seja até o terceiro dia pós procedimento. Os pacientes podem apresentar dores abdminais, náuseas, vômitos ou gazes e por isso mantém-se medicado neste período.

Passado este período o paciente leva uma vida normal, seguindo orientações nutricionais e medicamentosas fornecidas pela nossa equipe.

Atividades físicas são liberadas após 15 dias do procedimento.

Importante ressaltar que assim como em todos os programas de emagrecimento a dedicação multidisciplinar  (nutricional, psicológica e de atividades físicas) é de extrema importância, além dos retornos nas consultas médicas.

Não necessita preparo maioria dos casos, apenas jejum.

Acompanhamento Profissional Multidisciplinar

Conte também com um programa de acompanhamento multidisciplinar para ajudar com seu novo estilo de vida.

Acompanhamento Nutricional

Acompanhamento Nutricional

O papel do nutricionista é fundamental nesta receita. Seja para prover qualidade para as refeições ou equalizar e controlar a quantidade de alimentos, o acompanhamento do nutricionista auxilia a desenvolver novos e bons hábitos, os quais serão indispensáveis na manutenção do peso após a retirada do balão.

Exercícios Físicos

Exercícios Físicos

Exercícios físicos são outro fator crucial. Com exercícios físicos adequados às especificidades do seu corpo, podemos potencializar resultados através dos gastos calóricos, além de orientarmos sobre postura e alongamentos ideais para você, proporcionando em uma perda de peso mais saudável.  Quando combinado com mudanças no estilo de vida, o exercício é importante para a redução geral do peso corporal e da manutenção da perda de peso após a remoção do Balão Gástrico.  

Acompanhamento Psicológico

Acompanhamento Psicológico

O sobrepeso pode desencadear em sintomas prejudiciais para sua mente e seu emagrecimento, como a ansiedade, os transtornos alimentares ou até mesmo depressão. Apenas com o suporte de um profissional capacitado é possível diagnosticar tais problemas, para então tratá-los com seriedade e aumentar as perspectivas de sucesso do tratamento.

É essencial que antes de iniciar qualquer terapia de perda de peso, o paciente realize um profundo trabalho de mudança de comportamento, possibilitando a adaptação da alimentação posterior a estes procedimentos e assim manter toda a programação necessária para a manutenção do peso perdido.

Agende um Horário

  • (16) 99613.6615
  • (16) 3721-5507
  • contato@draraquelcerdeira.com.br