Endoscopia Digestiva Alta

O que é?

A endoscopia digestiva alta (EDA) é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado) e tem por objetivo diagnosticar, acompanhar e tratar algumas das doenças mais comuns destes órgãos.

O que avalia?

Nas endoscopias diagnosticas é possível detectar alterações tais como esofagite, gastrites, úlceras, hérnias de hiato, tumores benignos ou malignos, presença de Helicobacter pylori, etc.

Suas funções terapêuticas são diversas: controle de sangramentos de diversas origens, polipectomias, remoção de corpos estranhos (Ex. moedas / próteses dentarias), tratamento de varizes de esôfago, dilatações, passagens de sondas para alimentação, procedimentos para tratamento de obesidade, etc.

Como é o exame e como se preparar?

Realizamos nossos exames em ambiente ambulatorial (hospital dia) sob sedação endovenosa realizada por médico anestesista, garantindo ao paciente conforto e segurança durante o procedimento.

Não necessita preparo na maioria dos casos, somente jejum. Tem duração média de 15 minutos.

Como é a recuperação?

Após o exame o paciente é mantido em observação por um pequeno período de tempo e liberado com segurança, recebendo todas as orientações com relação aos procedimentos realizados.

Não necessita preparo maioria dos casos, apenas jejum.