Colonoscopia

O que é?

A colonoscopia é o exame endoscópico que avalia o reto e o intestino grosso, podendo atingir também na maioria das vezes a porção final do intestino delgado (íleo terminal). Tem por objetivo diagnosticar, acompanhar e tratar diversas afecções destes segmentos e ainda promover a prevenção do câncer colo-retal.

O que avalia?

Na sua atuação como exame diagnóstico é indicada para investigação de sangramentos vivos ou enegrecidos, diarreias, anemias, dores abdominais crônicas, intestino preso, etc. Nesses casos podemos detectar divertículos, processos inflamatórios, alterações sugestivas de algumas alergias alimentares ou de doenças infecto-contagiosas, entre outras.

Como terapêutico, é possível controlar sangramentos na sua fase aguda, reverter quadros de obstrução e torção intestinal, realizar passagem de próteses em casos de neoplasias e outras estenoses.

Colonoscopia Preventiva

A OMS (organização mundial de saúde) recomenda a realização da COLONOSCOPIA PREVENTIVA para todos os indivíduos a partir dos 50 anos de idade, podendo ser indicada ainda mais precocemente dependendo de sintomas e antecedentes pessoais e familiares. Tem por objetivo detectar a presença de pólipos ou outras lesões benignas com chance de transformação maligna e que são removidas com acessórios adequados, por completo, impedindo assim a sua transformação em tumor. Não é, portanto, uma detecção precoce e sim a PREVENÇÃO do câncer de reto e intestino grosso.

Como é o preparo?

Nos dois dias que antecedem o exame o paciente deve seguir uma dieta especifica com alimentos leves e de fácil digestão além de muito líquido (receberá todas as orientações por escrito). Na véspera do exame e/ou no dia do exame o paciente faz uso de laxativos para a limpeza adequada do intestino.

Como é o exame?

Realizamos nossos exames em ambiente ambulatorial (hospital dia) sob sedação endovenosa realizada por médico anestesista, garantindo ao paciente conforto e segurança durante o procedimento. Tem duração de 20-25 minutos em média.

No mesmo momento já são realizados os procedimentos terapêuticos necessários, mediante autorização prévia do paciente, evitando a necessidade de nova colonoscopia para resolução de lesões detectadas.

Recuperação

Após a realização do exame o paciente é mantido em observação por um período de tempo e é então liberado com segurança, com acompanhante maior de 18 anos, após ambos receberem explicações dos procedimentos realizados.